A exposição fotográfica “Quintais das Margaridas” é um convite para mergulhar no universo de mulheres que transformam a terra em vida, resistência e autonomia. Com mãos calejadas e corações pulsantes, elas desafiam as adversidades e semeiam um futuro mais justo e sustentável, guiadas pelos princípios da agroecologia e do Bem Viver.
Através desta experiência, surge a inspiração para a mostra, que revela a potência do protagonismo feminino no campo. Cada imagem capturada é um testemunho da luta, da resiliência e da conexão profunda entre essas mulheres e seus quintais, espaços sagrados, onde se cultivam alimentos, saberes ancestrais e sonhos coletivos. Cada planta, cada fruto, cada troca fortalece os vínculos, proporciona a economia solidária e expande a potência de existir com dignidade.
A exposição “Quintais das Margaridas” é uma atividade do projeto de mesmo nome, conquistado pela força da Marcha das Margaridas, e que tem como foco promover o acompanhamento técnico agroecológico, capacitações, oficinas e visitas de intercâmbio, valorizando a agricultura familiar e o papel das mulheres em seus territórios. Durante um período de 12 meses, 80 mulheres agricultoras foram acompanhadas em atividades nos municípios de Missão Velha, Crato e Nova Olinda, no estado do Ceará.
Uma das ações do projeto, foi o acompanhamento de 25 mulheres que receberam a CADERNETA AGROECOLÓGICA, um instrumento político e pedagógico que auxilia as agricultoras a registrar e monitorar sua produção e comercialização de produtos do campo. A ferramenta é prática e consiste em quatro colunas: consumo, doação, troca e venda. Essas informações tornam visíveis as atividades de geração de renda realizadas pelas mulheres e destacam a importância de seus quintais agroecológicos para suas famílias e comunidades.
A exposição “Quintais das Margaridas” é um manifesto visual pela soberania alimentar, pelo reconhecimento do trabalho das mulheres camponesas e pela valorização de um modelo de vida que resiste ao agronegócio predatório e fortalece a economia circular feminina. Nos quintais agroecológicos, as agricultoras constroem redes de trocas solidárias, compartilhando sementes, mudas e conhecimentos que impulsionam suas comunidades, estimulando a autonomia entre as gerações.
As imagens captadas pela artista visual e comunicadora popular Tarsila Guimarães, são um grito de resistência, um chamado à transformação, um convite a adentrar no universo de cada uma dessas mulheres para sentir a força que brota da terra e nutre o sonho de um mundo mais justo e sustentável.
Que seja esta uma boa jornada de inspiração!
O projeto Quintais das Margaridas é uma realização da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), por meio do Programa Quintais Produtivos das Mulheres Rurais, e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Nelziane Oliveira | Assessora pedagógica/AP1MC
Tarsila Guimarães | Comunicadora Popular
Sobre o projeto “Quintais das Margaridas”
A exposição é uma das ações de culminância do projeto Quintais das Margaridas, executado pela Associação Cristã de Base (ACB). Ao longo de 12 meses, a iniciativa acompanhou 80 mulheres agricultoras dos municípios de Crato, Nova Olinda e Missão Velha (CE), promovendo assessoria técnica agroecológica, capacitações e intercâmbios voltados ao fortalecimento da agricultura familiar e da autonomia econômica das mulheres do campo.
Um dos marcos do projeto foi a entrega da Caderneta Agroecológica a 25 participantes, ferramenta política e pedagógica que auxilia no registro da produção, do consumo, das trocas e da comercialização de produtos agroecológicos. Esses dados evidenciam o impacto das práticas nos quintais produtivos e reforçam a importância da economia solidária nas comunidades envolvidas.
O projeto é uma realização da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), por meio do Programa Quintais Produtivos das Mulheres Rurais, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Serviço:
📸 Exposição fotográfica: “Quintais das Margaridas”
📅 Data: 16 (abertura para convidados) a 23 de maio de 2025
📍 Local: Centro Cultural do Araripe, Largo da RFFSA, Rua Ratisbona, s/n – Crato/CE
🎟️ Entrada: Gratuita