Entre os dias 15 e 18 de outubro de 2025, a Associação Cristã de Base (ACB) participou do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro (BA).
O CBA é considerado o maior encontro latino-americano dedicado à agroecologia, reunindo agricultores e agricultoras, pesquisadores, estudantes, organizações da sociedade civil e movimentos sociais de todo o país.
Com o tema “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”, o evento proporcionou um espaço de diálogo e intercâmbio de experiências sobre práticas agroecológicas e sustentabilidade nos diferentes biomas e realidades do Brasil.
A ACB levou ao congresso a exposição fotográfica “Quintais das Margaridas”, pensada e criada por Tarsila Guimarães, colaboradora da instituição. Além da exposição, associadas e colaboradores apresentaram trabalhos científicos e relatos de experiências desenvolvidas no Cariri cearense e em outras regiões do Semiárido.
Participaram representando a ACB:
- José Aldemy – associado e colaborador;
- Nágila Coelho Batista – associada e colaboradora, apresentou o trabalho “Quintais das Margaridas: Autonomia e Renda para as mulheres do Cariri Cearense, uma experiência das Cadernetas Agroecológicas” como primeira autora e participou como coautora em outros três trabalhos em parceria com o Instituto Antônio Conselheiro (IAC);
- Nelzilane Oliveira – associada, apresentou como primeira autora três trabalhos:
- “Cisterna Chapéu do Padre Cícero: tecnologia social, justiça territorial e mitigação à desertificação no Semiárido cearense”, com coautoria de Maria Socorro (associada e fundadora da ACB);
- “25 anos de articulação política pela vida no Semiárido: a experiência do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA)”, com coautoria de Maria Jardenes, do Instituto Antônio Conselheiro (IAC);
- “Territórios em movimento: o 14º Encontro Territorial de Agroecologia e Economia Solidária no Ceará como expressão de justiça climática e participação popular”, com coautoria de Antonio Leonardo de Sousa, do CETRA (Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador).
- João Matheus – colaborador, apresentou os trabalhos “Diversidade da entomofauna edáfica em Sistema Agroflorestal na Universidade Federal Rural de Pernambuco” e “Florística e ecologia funcional das espécies arbustiva-arbóreas em Sistema Agroflorestal na Universidade Federal Rural de Pernambuco”, desenvolvidos durante seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da UFRPE.
Além dos trabalhos apresentados, agricultoras e agricultores beneficiários de projetos executados pela ACB e instituições parceiras também participaram ativamente do congresso, levando suas vivências e aprendizados sobre convivência com o Semiárido e fortalecimento da agroecologia.
Durante o Dia Mundial da Alimentação (16/10), os congressistas realizaram um ato público pela agroecologia, pela alimentação saudável e pela justiça climática, ocupando a nova orla de Juazeiro com faixas e mensagens de esperança.
A participação da ACB no CBA reforça o compromisso da instituição com a justiça socioambiental, o bem viver e a valorização dos saberes populares e camponeses que sustentam a agroecologia nos territórios do Semiárido brasileiro. 🌾